Capela Nsa. Senhora do Pilar do Padre Gaspar

Tiradentes - MG

Tombamento Municipal em 2003

Entre 2012 e 2014, foram realizadas as obras de restauração arquitetônica , sendo que  os  projetos e a execução das obras couberam a Tempus Empreendimentos LTDA tendo como responsável técnico Silvio Costa, com apoio Financeiro do BNDES.

 

Localizada na zona rural do município de Tiradentes,, na localidade Chamada Elvas ou Padre Gaspar, a pequena Capela, filial da matriz de Santo Antônio, coroa o Cume de um dos mais altos serros da região, de onde se descortina uma bela vista das montanhas circunvizinhas e da serra de São José.

A mais antiga notícia que se tem da Capela data de 1731. Entre 1936 e 1940 , o monumento passou por ampla reforma que o descaracterizou, com construção de torre desproporcional, alterações na cobertura e outros elementos.

 

 A planta possui Capela com nave, capela-mor, duas sacristias, um consistório e um pequeno puxado lateral, onde se instalou o batistério.

Fachada simples com porta larga em verga curva, duas janelas, entalada na altura do coro, frontão triangular reto guarnecido por beirais de beira-seveira, com óculo central envidraçado encimado por cruz de ferro oitocentista. Para o lado da direita torre sineira, existem os dois puxados onde estão as sineiras, cujo telhado é continuação do telhado do corpo central.